O projeto qualidade de vida

 

 

    A Cooperativa CERCOS situada na Colônia Treze município de Lagarto/Se, tem nos seus princípios básicos promover ações que desenvolvam e transformem socialmente a sua comunidade, com o pensamento de ir em busca de um mundo mais humano e igualitário é que a CERCOS se debruça em projetos sociais, não só apoiando mas também promovendo iniciativas ligadas tanto a seu ramo de atividade, que é distribuição de energia elétrica, quanto em outros ramos de atividade.

   Projetos de apoio e promoção da cultura local, lazer, saúde, esporte, meio ambiente e educação, estão presentes no dia a dia da Cooperativa de Energia Elétrica, através de ações pontuais e contínuas, a CERCOS procura criar uma forma de envolver a todos, tanto direta como indiretamente e sem dúvida tem alcançado alguns resultados maravilhosos que deixam todos honrados e satisfeitos, é acreditando nessas atitudes que visualizamos uma transformação da realidade.

   Uma dessas atitudes tem ficado evidente nas vidas da Comunidade da Colônia Treze, através do Projeto Social “Qualidade de vida: O primeiro passo é cuidar da saúde”. A iniciativa vem traçando um rumo importantíssimo na região.

  Desde 2016 ações de alertas, mobilizações e palestras sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer, enfermidade com grande incidência na Colônia. Com temas como, OUTUBRO ROSA: Uma campanha para tocar fundo no peito; NOVEMBRO AZUL – Queremos juntos com você tocar nesse assunto, etc, a CERCOS não mensurou esforços e se mostrou totalmente comprometida em contribuir não só para a diminuição do índice elevado de câncer, mas, também na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Foi com essa perspectiva que funcionários e diretores abraçaram juntos as ideias e foram em frente, o compromisso trouxe um efeito maravilhoso, participação expressiva da comunidade.

  Certamente esse projeto não daria certo se não houvesse também parcerias, elas foram fundamentais e foi o que realmente estruturou a iniciativa da Cooperativa. A equipe de voluntários da CERCOS idealizou o perfil das ações permitindo inserir as ações sobre a qualidade de vida, assim, as parcerias com a Secretaria de Saúde do Município de Lagarto, as Escolas Estadual e Municipal do povoado, o Grupo Mulheres de Peito, o Departamento de Saúde da Universidade Federal de Sergipe, o Grupo Colônia Treze contra o Câncer (recém criado) e a Universidade Federal do Paraná, tornaram as proposições possíveis.

  Parceria e apoio firmaram as realizações de iniciativas com discussões sobre agrotóxico, alimentação saudável, relação de defensivos e o câncer, combate ao mosquito da dengue, dicas de saúde, agrotóxico e qualidade de vida, bem como testes e exames rápidos e preventivos, além de pesquisa para mapeamento de doenças e relação com agrotóxico (projeto em andamento no Departamento de Bioestatística da Universidade de São Paulo) sem esquecer das práticas saudáveis para a saúde como o esporte, transformaram profundamente o dia a dia da população e entorno da Colônia Treze e fez da Cooperativa CERCOS um agente fundamental para o desenvolvimento social na região.

 CERCOS - COOPERATIVA DE ELETRIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL CENTRO SUL DE SERGIPE -

 TRAVESSA SANTA LUZIA, 236 - COLONIA TREZE - LAGARTO/SE - CEP: 49.400-000 -

CNPJ: 13.107.842/0001-99 - TELEFONES: (79) 3642-1080 / 3642-1233